segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Uma amiga...

Nessa semana que passou eu fiz algo que eu queria fazer a algum tempo. Não falava com uma amiga a uns 10 meses por causa de um desentendimento. Ela teve uma atitude que não gostei.
Minha amiga é problemática. Uma dessas pessoas que gostam de viver perigosamente, se meter em encrencas, tem relacionamentos tortos e que são extremamente dependentes do quanto, o namorado em questão ganha ou tem, etc...
É a tipica "interesseira".

O que ela me fez me deixou bastante magoada. E por algum tempo eu quis ela bem longe de mim. Mas então nessa semana eu resolvi falar com ela, colocar o papo em dia, reatar alguns laços.
Quando pensava nisso anteriormente eu me sentia uma idiota: sentir saudades de quem me fez mal, querer reatar algo com alguém que já tinha me apunhalado antes?!
Ficava confusa.

Mas, sinceramente, a gente não escolhe quem nos faz bem.

Eu conhecia minha amiga. Sempre soube de todos os pontos fracos e fortes dela. Então, ela nunca me enganou. Continua sendo uma interesseira e não tem muitos escrúpulos.

Mas ela ja cuidou de mim em um dia que eu estava doente. Ja me abraçou quando eu estava triste. Ja me fez rir contando piadas...

Uma vez eu ja tive uma aula que falava sobre argumentação. Sobre a verdade ser apenas uma questão de ponto de vista. Que, só por que uma ideia é bastante difundida, não quer dizer que seja uma verdade absoluta.

Sempre ouvi muito sobre caráter, sobre qualidades e defeitos, verdades e mentiras, sobre o universo das convivências em geral. Todo mundo fala demais e acabam criando um mundo imaginário em que, só quem é bonzinho e politicamente correto merece ser amado e querido.

A realidade é tão diferente.

Minha amiga não é um exemplo de pessoa de 'bem'. Mas eu a adoro apesar de ela não ser perfeita, apesar de ter me magoado, apesar de não tomar as melhores decisões. Até porque, foi sempre ela quem sentiu as piores consequências.

Enfim, a gente sempre tem uma certa noção de com quem esta lidando. E por isso sabemos o que pode vir de diversas direções. Falar mal, apontar erros e soluções é simples.

É difícil é admitir que perdoa e que consegue seguir em frente apesar do que passou. Mas se uma pessoa se mostra exatamente como é, você não pode dizer que foi enganado. Conviver é se arriscar.

E perdoar é muito mais fácil do que se imagina. Só é difícil  quando você se coloca, exclusivamente, no lugar de quem te magoou. Tudo vira maldade, tudo se torna pior, não existe mais um ser humano que erra. Que pode ter agido sem pensar. Só existe alguém que merece punição.

Não digo para que passem por cima de barbaridades e vivam a abraçar seus inimigos. Ninguém consegue isso.

Mas as vezes perdoar é uma questão de amor próprio.
De SE dar uma nova chance.
De resgatar algo que tem importância, apesar de não ser perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Você pode me ver do jeito que quiser,
eu não vou fazer esforço pra te contrariar.
De tantas mil maneiras que eu posso ser,
estou certa que uma delas vai te agradar."

...

Trecho de "Rosas", música que adoro da Ana Carolina.