segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Minha mãe...

... É uma dessas pessoas que vem ao mundo para cuidar dos outros.
Sempre me pergunto de onde vem tanta honestidade.

Minha mãe sempre morou no interior e não teve muitas coisas fáceis na vida. Me disse desde de cedo, que uma mulher deve ser independente, ter seu próprio dinheiro, ser dona do próprio nariz e jamais passar por cima dos outros. Que o nome é o que temos de mais valor, que o meu corpo não tem preço e que devemos ser leais a nossos amigos. Que amor e ódio são duas coisas bastante parecidas e que eu devo tomar cuidado para não transformar um em outro. Que vícios atraem mais vícios, que tudo depende da minha força de vontade, que desistir a vezes é necessário, mas que sempre é possível  retomar um sonho.

É engraçado, mas não me lembro de um dia em que eu e minha mãe tenhamos tido aquela proximidade, tão explorada em filmes e histórias. Sempre nos atemos ao ato de viver e conviver. Nunca houve espaço pra sermos amigas. Minha mãe sempre se preocupou mais em ser mãe e dona de casa.

Ja a culpei por isso. Ja disse coisas que devem te-la magoado muito. Ja fiz outras muitas...
Mas de uma forma estranha, nossa convivência sempre foi marcada pela estrada unica que trilhamos.
Sempre estivemos juntas e não conheço uma pessoa mais coerente que ela.

Minha mãe não sabe dirigir, não fez faculdade e o português dela não é muito bom.
Mas é sábia, corajosa, tem um senso de justiça único, respeita hierarquia, luta pelo que quer e por que ama.
Não acho que um dia seremos "amiguinhas", pois minha mãe não é dessa época e, sinceramente, nem eu. Mas hoje criamos uma proximidade diferente. Nascida, não do dever de ser mãe, mas do aprendizado do que é ser filha.
Ja a decepcionei muitas e muitas vezes e ela nunca desistiu de mim. Ja a culpei por minha solidão, mas hoje sei que ela nunca me deixou sozinha. 
Vou tentar fazer mais por ela. SER mais por ela.
Não existem pessoas pelas quais não valem a pena lutar. Mas existem aquelas que sempre serão um motivo. Que sempre nos dará orgulho e pelas quais se vale a pena viver.

Eu amo minha mãe!
A honestidade dela!
A alegria dela!
A menina que ela sempre foi!

Eu amo muito minha mãe e vou dizer isso a ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Você pode me ver do jeito que quiser,
eu não vou fazer esforço pra te contrariar.
De tantas mil maneiras que eu posso ser,
estou certa que uma delas vai te agradar."

...

Trecho de "Rosas", música que adoro da Ana Carolina.