segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reestruturando...

Sempre que se pensa em mudança, vem logo aquela imagem de autoconhecimento através de meditação e observação de erros passados. Mas... estive pensando que muita gente comete o erro de passar a vida apenas observando o que fez de errado.
Acontece que quando se faz alguma coisa, que julgamos como um erro de percurso, começamos a procurar explicações plausiveis para o erro, a achar aceitável e inevitável. Não se sai do foco, não se pensa a frente e muito menos se analiza com frieza. É dificil ser crítico consigo mesmo.
E então começamos a deixar de lado o que deveria ser concertado e fugimos para procurar os pontos positivos de onde estamos. E é ai que as mudanças necessarias deixão de acontecer.
Faz parte da mentalidade humana relevar e usar o tempo como aliado para generalizar os pontos positivos, que muitas vezes não existem.

"Meu trabalho não é tão ruim assim. Eu recebo em dia."
"Meu casamento não é tão ruim assim. Minha esposa cozinha bem."
"Eu não sou infeliz, só não encontrei a felicidade ainda. Uma hora ela aparece."

O tempo é uma faca de dois gumes: Cura as feridas, traz a verdade a tona, torna sapos em principes e "baleias" em "sereias".
Mas nos torna complacentes com relação a nossa vida. Quem quer mudanças não deixa que a decisão de mudar esfrie.
Faz acontecer.

Claro que existe a forma errada de fazer. Minha amiga é uma daquelas pessoas que são de dar a cara a tapa, de enfrentar a todos de peito aberto, mas sempre tendo que se explicar pelas merdas que faz, pelas atitudes erradas que tem. Ja entendi que ela é assim, e dificilmente vai compreender as sutilezas do tempo.

Pra fazer acontecer, tem que se ter a noção de que onde voce esta não é o lugar ao qual pertence. Ou o lugar em que mereça estar. E chegar a essa conclusão é dificil.
Por isso aja assim que puder e não deixe que sua mente tenha tempo de se colocar contra voce. De criar negatividades, impossibilidades e retrocessos.

A algum tempo não estava feliz com meu trabalho: estava sempre angustiada, era perseguida por uma colega e não ganhava para isto. Permanecia porque achava que não conseguiria algo melhor.
Então dia desses pedi demissão!

Engraçado que durante todo o processo eu me perguntava o que estava fazendo, o que faria no dia seguinte, o que eu queria da vida. Me torturei bastante, mas não voltei atras e decidi até que ficaria um tempo de molho descansando.

Fiquei alguns dias em casa e quando achei que ia pirar, um amigo me ligou e me fez uma proposta de trabalho, em uma área completamente diferente da qual eu tinha experiência. Assim, do nada!
Ja comecei e estou feliz (Não satisfeita!)com o novo desafio.

O pior inimigo de um ser humano é ele mesmo. Sua capacidade intelectual mal empregada. A forma errada de usar o tempo, as desculpas sobre si mesmo e os outros. Quando se vence essa barreira voce descobre que para caminhar, basta dar o primeiro passo.

Não existe incapacidade, apenas algo que ainda não aprendeu como lidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Você pode me ver do jeito que quiser,
eu não vou fazer esforço pra te contrariar.
De tantas mil maneiras que eu posso ser,
estou certa que uma delas vai te agradar."

...

Trecho de "Rosas", música que adoro da Ana Carolina.